Jesus e as crianças

As crianças eram levadas até Jesus para que fossem abençoadas por Ele, mas, os discípulos as afastavam.

Então Jesus, vendo o que estava acontecendo, indignou-se e disse-lhes:

“DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS, E NÃO AS IMPEÇAIS, PORQUE DELAS É O REINO DE DEUS.

EM VERDADE, EU VOS DIGO QUE, QUALQUER UM, QUE NÃO RECEBER O REINO DE DEUS COMO CRIANÇA, DE MANEIRA NENHUMA ENTRARÁ NELE”.

E, tomando-as nos seus braços, Jesus as abençoou, pondo as mãos sobre elas.

(Marcos 10:13 a 16)

Ritual e Liturgia - parte III


A CRUZ é a representação do encontro dos opostos (esquerda e direita – alto e embaixo). Através do simbolismo da Cruz podemos reconhecer a presença de Deus em todos os lugares. Na Umbanda trabalhamos com a esquerda e o embaixo, através dos Exus, e com a Direita e o alto, através dos Pretos-Velhos, Caboclos, Crianças, etc.

Ao entrar no Templo ou no espaço de atendimento deve-se seguir o ritual de CRUZAR O CHÃO. Nesse momento, devemos nos ajoelhar com o joelho direito (não é necessário tocar o chão com o joelho) e cruzar o chão três vezes, com o dorso da mão, e dizer mentalmente: por Olorum (Pai), por Oxalá (Filho) e por Ifá (Espírito Santo). Significa respeito, aceitação e reconhecimento de que se está entrando em um lugar Sagrado.

Desenhe uma cruz e identifique a esquerda/direita e o embaixo/alto:


Somente os médiuns praticam o ritual de DEITAR NA ESTEIRA, o qual ocorre na abertura dos trabalhos. Os médiuns deitam-se de bruço, com as mãos na altura da cabeça, espalmadas para cima, e tocam com a testa na esteira (três vezes), em sinal de humildade e entrega (dependência Divina).

OFERENDAR é o ato de oferecer algo (velas, flores, frutas, bebidas, comidas, etc) para um determinado Orixá ou Guia Espiritual, visando um objetivo. É um ato de Magia, ou seja, a oferenda sempre resulta em algo positivo para quem a faz.

Desenhe uma oferenda para um Orixá ou Guia Espiritual de sua preferência: